quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PÃO-DE-LÓ COM SORVETE DE TANGERINA

Hoje não vos vou dar nenhuma receita com quantidades e medidas e essas coisas habituais. É só uma ideia que às vezes utilizo quando tenho algumas sobras de bolo.

Há umas semanas atrás, e aproveitando um resto ainda grande de pão-de-ló que tinha sobrado do Natal, decidi fazer a sobremesa para o almoço de Domingo em casa da minha mãe.
Primeiro forrei uma forma de bolo inglês com película aderente. Depois, parti o pão-de-ló em fatias e forrei a base e as paredes laterais da forma com as mesmas. O gelado que naquele dia ainda existia no nosso congelador era um sorvete de tangerina, que foi o que usei para rechear a forma. Por fim, cobri com mais fatias de pão-de-ló. Cobri com a película aderente e levei ao frigorifico até à hora de servir.
Uns minutos antes de servir desenformei a sobremesa para um prato. Bati claras em castelo e juntei açúcar até fazer um merengue firme. Cobri toda a sobremesa com o merengue.
Depois de todo coberto o ideal é verter uma boa dose de Rum por cima do merengue e flambeá-lo. Desta vez, e como havia pessoas que iam comer a sobremesa e não são dadas nem ao cheiro de bebidas alcoólicas, levei um maçarico e só bronzeei o merengue.


Existem 1001 combinações possiveis para se fazer esta sobremesa... um bolo de chocolate com gelado de morango ou frutos silvestres, um bolo de laranja com gelado de chocolate, um bolo de café com gelado de Rum com passas, um bolo de coco com gelado de ananás... até já estou a ficar com fome!!! Experimentem!!


Bom Apetite!




2 comentários:

  1. Eu só não percebi como é que o gelado não derrete...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre a hora em que preparei e a hora em que servi eu guardei a sobremesa no frigorifico.
      Se preparares a sobremesa no dia anterior aí podes ter problemas porque para não derreter o gelado podes levar ao congelador mas aí na hora de servires vais ter o bolo meio congelado. Agora se preparares a sobremesa umas horas antes de a servires o gelado aguenta-se perfeitamente. Experimenta e depois diz se funciona ou não...

      Eliminar