quinta-feira, 23 de abril de 2020

GLORINHAS


Faz mais de 2 anos que não vinha aqui partilhar uma receita nova. Foi preciso chegar esta pandemia para me obrigar a ficar em casa e a não pensar somente em trabalho.
Desta vez decidi fazer a vontade à minha mais que tudo, a Isabel, e experimentar o que ele me andava a pedir há mesmo muito tempo... Glorinhas!! Ela disse que estavam aprovadas mas gostava de saber a vossa opinião. Façam e depois venham cá dizer o que acharam!!

Ingredientes
  • 3 bases de massa folhada
  • Para o creme de ovos

            6 gemas
1 ovo inteiro
250 g açúcar
125 de água
1 pau de canela
1 casca de limão
  • Para a glace

            1 chávena de chá de açúcar em pó
            1 colher sopa de sumo de limão
            Água q.b.

Preparação

A primeira coisa a fazer é o creme de ovos. Assim:
Bater as gemas com o ovo inteiro e reservar.
Levar ao lume o açúcar e a água com o pau de canela e com a casca de limão.
Quando começar a ferver reduzir o lume quase para o mínimo, mas de maneira a que continue a ferver (no meu fogão coloco no 6, o máximo, e depois reduzo para o 2) e deixar que ferva durante 3 minutos.
Ao fim desse tempo verter em fio essa calda de açúcar sobre as gemas batidas sem parar de mexer.
Coar essa mistura para o tacho e em lume médio ir mexendo para cozer os ovos. Não esquecer que depois de retirarem do lume e ao arrefecer o creme ainda vai engrossar mais um bocado.

Sobrepôr as 3 bases pincelando com água entre cada uma delas e cortar argolas do tamanho que preferirem. As da foto foram feitas com um copo e mediam 6 cm de diâmetro.
Levar ao forno pre-áquecido a 180º durante 10/15 minutos ou até acharem que a massa já está da cor que vocês mais gostam.
Depois das argolas arrefecerem mergulhem as mesmas de cabeça para baixo no creme de ovos e coloquem num tabuleiro a secar um pouco.

Enquanto esperam façam a glace. Numa tigela misturem o açúcar em pó com o limão e vão acrescentando colheres de água, pouco a pouco, e sempre misturando. Não vos sei dizer a quantidade de água exacta. Tem muito a ver com a vossa sensibilidade e gosto. Se ficar uma mistura muito grossa vai ficar uma camada mais pesada e doce, se ficar uma mistura mais fininha vai obter uma camada mais fininha e leve.

Vertam a glace por cima das Glorinhas e deixem secar uns minutos.


Depois disto tudo façam como eu... comam e disfrutem!!


P.S. se sobrar creme de ovos não o desperdicem. Embalem muito bem e congelem. Dura muito tempo e para voltar a usar basta retirarem do congelador umas horas antes e fica como se o tivessem acabado de fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário