domingo, 8 de abril de 2012

FOLAR DA PÁSCOA

E porque hoje é Páscoa decidi fazer um Folar. Já andava há algum tempo com vontade de fazer esta receita que tirei de uma Teleculinária mas, por uma razão ou por outra, nunca se tinha proporcionado. Foi hoje.

Ingredientes
· 15 g de fermento de padeiro
· 2,5 dl de leite morno
· 3 colheres de sopa de açúcar
· 650 g de farinha
· 1 colher de café de sal fino
· 1 colher de café de erva-doce
· 1 colher de café de canela
· 2 ovos
· 100 g de margarina
· 4 ovos cozidos
· 1 ovo batido para pincelar
· margarina para untar

Preparação
Dissolva o fermento em 1 dl de leite e acrescente 100 g da farinha e 1 colher de açúcar. Mexa bem e deixe levedar 20 minutos.
Numa tigela verta a restante farinha e faça uma cavidade no meio. Nessa cavidade coloque o sal,o açúcar, a erva-doce, a canela, os ovos crus, o restante leite e a margarina. Mexa tudo muito bem. Acrescente a mistura de fermento que deixou levedar, misture e trabalhe bem a massa até se descolar da tigela.
Faça uma bola com a massa e deixe-a levedar num local quente até duplicar de volume. Volte então a trabalhar um pouco a massa, retire-lhe 8 pedacinhos e reserve-os. Molde a restante massa num círculo achatado e coloque-o num tabuleiro previamente untado com margarina, e disponha os ovos cozidos em cima da massa de maneira a ficarem seguros.
Molde 8 rolos com os pedacinhos de massa que reservou e cubra cada ovo com 2 rolos de maneira a fazer uma cruz sobre cada um dos ovos. Deixe levedar mais 40 minutos em ambiente quente.Pincele o folar com o ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40minutos. Retire do forno e sirva morno ou frio.




Com esta receita deu para fazer dois folares mais pequenos que o original mas com tamanho suficiente.

Bom apetite!




1 comentário:

  1. Vou fazer a ver se fica bom deve ficar porque o Marco é um espetáculo.

    ResponderEliminar