Voltei à cozinha e às publicações. Nos últimos tempos foi-me faltando disponibilidade para fazer e publicar novas experiências uma vez que a agenda profissional não me dava grande folga. Mas logo na semana em que estou de férias do meu emprego principal e na altura em que volto a fazer uma pausa, espero eu, do meu part-time azul e amarelo, fui convidado pelos primos Alexandre e Carla e pelas suas filhotas Filipa e Sofia, que acabaram de chegar da China para passar férias, para ir conhecer a nova casa deles, jantar e pôr alguma da conversa em dia. Foi a oportunidade perfeita para experimentar algo novo. Uma sobremesa, leve e pouco doce… porque o Natal e o Ano Novo estão a aproximar-se e não podemos abusar… muito!!!Ingredientes
· 1 embalagem de massa quebrada ou de massa folhada
· 5 maçãs
· 4 ovos
· 100g de açúcar
· 1 pacote de natas
· sumo e raspa de 1 limão pequeno
· açúcar em pó e canela q.b.
Preparação
Forre a tarteira com a massa quebrada e com um garfo pique o fundo. Eu costumo usar o papel que vem a embrulhar a massa para forrar a tarteira e assim é mais simples para desenformar.
Descasque as maçãs e corte em metades. Fatie, com muito cuidado, as metades da maçã de maneira a que as metades fiquem inteiras. Regue as maçãs com o sumo do limão e reserve.
Bata os ovos, o açúcar e a raspa de limão. Acrescente as natas e bata mais um pouco.
Disponha as metades das maçãs pela tarteira e cubra com o preparado anterior.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos ou até estar com o ar dourado que você mais gosta.
Quando retirarem do forno podem pincelar com geleia ou se preferiram, depois de amornar, podem polvilhar com açúcar em pó e canela.
Eu usei maçãs golden mas podem usar as que gostarem mais. Também usei a massa quebrada porque era a que tinha disponível em casa mas acho que com massa folhada ficava ainda melhor!
Bom apetite!
Aspecto divinal irei tbm fazer esta
ResponderEliminarObrigado pelos comentários!
EliminarExperimente e diga como ficou!
Marco