quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ARROZ DE PATO

Hoje nasceu mais uma prima, a Maria João! A mãe, a Bernardete, esteve em casa dos meus sogros durante uns dias mesmo antes de ser internada na maternidade. Como boa transmontana que é, achou que não podia aparecer simplesmente e gozar a companhia dos primos. Não… teve de trazer um verdadeiro cabaz com produtos lá da terra. Foi frango, foi batatas, foi fruta, foi legumes e foram também 2 patos! A minha sogra muito preocupada confessou à Isabel que não sabia o que fazer com os patos, nunca tinha cozinhado pato. Eu também não, mas ofereci-me logo para fazer um dos pratos que andavam pendentes. Arroz de Pato! Fui a casa dos meus sogros na 6ª feira à noite jantar e preparei um dos patos para confeccionar o Arroz no dia seguinte. No sábado, vieram cá a casa os meus sogros e a Bernardete almoçar e assim a Maria João comeu, pela primeira vez, Arroz de Pato, ainda na barriga da mãe. Estou convencido de que gostou!!Ingredientes
• 1 pato médio
• 1/2 cabeça de alhos
• 2 chouriços de colorau
• arroz
• 1 cebola média
• 1 folha de louro
• queijo flamengo ralado
• sal, pimenta e azeite q.b.
• 1 ramo de salsa

Preparação
Depois de arranjado o pato coloque-o num tacho grande com o peito virado para baixo. Acrescente azeite, sal e os alhos picados grosseiramente. Leve ao lume durante cerca de 45 minutos e vá virando-o para que o pato fique bem dourado por todos os lados. Não se assustem se vos parecer que o pato está a ficar escurinho… é essa a intenção! Cubram o pato com água quente, acrescentem os chouriços inteiros e deixem cozer durante cerca de 30 minutos.
Desfie o pato, corte um dos chouriços em pedaços e reserve. Coloque a pele e os ossos novamente na água e deixe ferver durante cerca de 1 hora. Coe a água e reserve no frio. Quando o liquido estiver frio vai ficar com uma camada gordurosa na parte de cima – banha - que vai servir para fazer o refogado do arroz. A água que fica por baixo servirá para cozer o arroz. O tom mais escuro da água é que irá dar a cor ao arroz.
Prepare então um refogado com a cebola e a banha. Junte o arroz e frite. Acrescente a água na proporção de 1 medida de arroz para 1.75 medida de água. Junte o ramo de salsa, a folha de louro e tempere com sal e pimenta a gosto. Assim que ferver, reduza o lume e deixe cozinhar.
Numa travessa espalhe o arroz, o chouriço cortado em pedaços e o pato por camadas. Cubra com o outro chouriço cortado em rodelas e polvilhe com o queijo. Leve ao forno, pré-aquecido, para gratinar.
Esta é uma receita simples mas é de execução demorada. O ideal é preparar o pato no dia anterior ao que se quer fazer o arroz.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Um dos meus pratos preferidos!!!
    Está com um aspecto guloso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário!
      Bom Apetite!
      Marco

      Eliminar