segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BOLO DE MASSA FILO COM CREME

Aqui há umas semanas fui “convidado” por uma amiga para fazer o Pudim Branco porque ela andava com muita vontade de o voltar a comer. Assim, na primeira oportunidade que tive convidei a malta toda para vir cá a casa comer a sobremesa. Mas depois de fazer o pudim comecei a achar que apresentar só o pudim não era suficiente… vai daí decidi fazer este bolo que já andava com vontade de experimentar há muito tempo! Ainda por cima ia haver muita gente para provar e dar opinião. Passou no teste e vou repetir com algumas alterações… só para ver se fica ainda melhor!!Ingredientes:
75 dl de leite
110 g de açúcar
110 g de farinha
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 pau de canela
raspa de 1 limão
40 g de manteiga/margarina
4 ovos batidos
1 embalagem de massa filo
manteiga/margarina derretida q.b.


Preparação:
Num tacho, junte a baunilha, o pau de canela, a raspa de limão, o açúcar, a farinha e o leite. Em lume médio, deixe engrossar mexendo constantemente. Retire do lume e adicione a manteiga em pedaços. Mexa até que esta derreta e retire o pau de canela. Depois de arrefecer durante +/- 15 minutos, junte aos poucos e mexendo sempre os ovos batidos. Reserve.
Entretanto, separe as folhas de massa filo em duas partes iguais, e vá separando as folhas uma a uma, pincelando com manteiga derretida e sobrepondo-as. Com uma das partes das folhas de massa filo, forre o fundo de um tabuleiro previamente untado com manteiga e forrado a papel vegetal. Coloque o creme por cima e cubra com a outra parte das folhas de massa filo. Pincele também esta última com manteiga.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante +/- 45 minutos ou até que as folhas de massa filo ganhem uma bonita cor dourada. Deixe arrefecer antes de desenformar.Da próxima vez vou experimentar isto mas com a minha receita de leite-creme. Deve ficar bom! Ao trabalhar com a massa filo também me ocorreu que era capaz de ficar engraçado cortar as folhas em tamanho mais pequeno e recheá-las com creme de ovos!! Huummm!!
Uma pequena nota para vos alertar quando trabalharem com a massa filo. É uma massa bastante delicada e só a devem retirar do frio quando o creme já estiver pronto, caso contrário é provável que com o calor da cozinha as folhas se comecem a colar umas às outras e se rasguem quando as quiserem separar para pincelar com a manteiga.

Bom Apetite!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Deve ser muito bom mas eu tenho outra receita que e: unto um tabuleiro com manteiga e comeco a por folha por folha as pregas e assim encho o tabuleio depois ponho por cima com creme que e:6 ovos inteiros 500 de iogoute natural a medida do iogoute de acucar eu ponho sempre menos um bocadinho e 3/4 da mefida de iogoute de oleo raspa de limao e 3 colheres de cha de fermento royal bate-se tudo e poe-se por cima do filo ou seja por cima das pregas do filo com a ajuda de uma colher para entrar no pelissado das pregas vai ao forno a cozer ate estar lourinho e muito.bom mesmo

      Eliminar