terça-feira, 27 de setembro de 2011

JESUÍTAS

Era um destes que me apetecia comer, mas hoje não tenho oportunidade para os fazer! Assim, decidi publicar a receita com umas fotos de experiências anteriores. Vou ficar à espera que um dos meus leitores/seguidores experimente a receita e me convide para comer um belo Jesuíta!
Esta receita foi retirada de um livro de cozinha tradicional Portuguesa, que me foi oferecido pelos meus amigos Ana Rita e Carlos “Pigma” Rocha e que contém receitas maravilhosas. Prometo que, na medida do possível, vou partilhando as receitas que for experimentando!! Por agora é com esta que vos brindo!!

Ingredientes
• 1 embalagem de massa folhada de compra
• 2 ovos
• 6 colheres de sopa de açúcar
• Canela em pó q.b.

Preparação
Estenda a massa folhada e corte-a a meio.
Bata as gemas com metade do açúcar e, com este preparado, barre 1 das metades da massa folhada. De seguida, cubra com a outra metade.
Corte a massa folhada no formato dos Jesuítas, em rectângulos, em triângulos ou da forma que preferirem.
Bata as claras em castelo e adicione o restante açúcar e canela q.b., sem parar de bater, até obter um preparado pouco espesso. Barre os jesuítas com este creme.
Separe-os e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve-os ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até estarem ao vosso gosto.


Em vez de misturarem a canela com as claras também podem optar por polvilhar os Jesuítas com a canela antes de irem ao forno. Também fica bem.

Bom Apetite!


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bushnypt!
      Para ser feito da maneira tradicional tem de levar ovos! Eu nunca experimentei sem os ovos e suponho que sem eles ou sem outro creme fique meio desconsolado! Mas usar uma compota, por exemplo, é capaz de ser uma boa alternativa! Experimente e diga como correu!
      Marco

      Eliminar
  2. Um dos bolos que sempre gostei. Irei fazer.

    ResponderEliminar
  3. Isto não é um jesuíta, é um folhado a imitar o jesuíta. O formato é totalmente diferente. Onde está a "capa" que abrigava os monges? Foi trocada por uma "manta"?

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela visita! Se não aprecia a minha versão sinta-se à vontade para procurar outras opções.
    Melhores cumprimentos!

    ResponderEliminar