sábado, 20 de janeiro de 2018

BOLO DE CHOCOLATE

Mais uma vez faz muito tempo que não partilho nada convosco. O tempo livre tem sido escasso e a possibilidade de experimentar novas receitas também sido muito reduzida!!!
Assim, e não havendo receita nova, tinha de haver uma receita antiga ainda por partilhar. Mas não podia ser uma ser uma receita qualquer. Só podia ser A receita de BOLO DE CHOCOLATE!!
Nem sei se a receita é da minha mãe ou da tia Alcina... sei que é a nossa receita e não me lembro de ninguém que se queixe quando come uma fatia, ou mais, deste bolo! Experimentem e digam lá se tenho razão ou não!!

Ingredientes
  • 6 ovos
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 chávenas de farinha peneirada
  • 1 colher (chá) de fermento
  • 1 chávena de óleo
  • 1 chávena de leite
  • 1 pacote de chocolate em pó
Preparação


Misturar todos os ingredientes e bater muito bem. Barrar bem a forma com margarina e açúcar ou farinha.
Levar a forno pré-aquecido a 200ºC e deixar cozer durante +/- 1 hora.

Se quiserem fazer uma cobertura... não é se quiserem... façam mesmo!!! E a minha sugestão é esta:

Ingredientes

  • 1 pacote de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga bem cheias
  • 1 ovo

Preparação

Misturar o chocolate e a manteiga e levar ao lume em banho-maria. Quando estiver a ficar liso e com a consistência desejada acrescentem a gema de ovo batida. Envolvam bem e cubram o bolo.

Este bolo tanto fica bem numa forma redonda como num tabuleiro. Por norma se for num tabuleiro demora menos uns minutos do que o sugerido a cozer.
Originalmente, para fazer a cobertura, fazia a receita como a escrevi mas ultimamente, porque estou rodeado por gente gulosa, tenho duplicado a receita da cobertura. Fica uma camada mais grossa e torna este bolinho ainda mais light!!!


Bom apetite!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário