quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Porquê um blogue?!?! Porque sim...

A criação deste blogue andou a fermentar na minha cabeça durante muito, muito tempo. Por uma razão ou por outra e ultimamente por nítida falta de tempo esse projecto foi sendo adiado.
Mas porque, para além da necessidade e do gosto que sempre tive, embora depois de casado pratique muito mais, em cozinhar e em executar receitas, foi-se juntando a isso o pedido de alguns amigos especiais, que fazem o favor de ir apreciando e criticando aquilo que vou testando, de mostrar aquilo que vou fazendo a outras pessoas, para além de poderem eles mesmos ter acesso às receitas e ao look final de cada receita, este blogue vai mesmo arrancar!
Assim, neste blogue vou tentar publicar tudo aquilo que fui tentando cozinhar nos últimos anos e que teve um feedback positivo da Isabel, do resto da família e dos amigos e também o que for descobrindo no futuro.
Muitas das receitas são tiradas de revistas e de livros que me têm oferecido mas também existem receitas que me acompanham desde sempre, e que são receitas que principalmente a minha mãe Lucinda e a minha tia Alcina me têm passado ao longo dos anos.
Esqueçam os problemas com o sal, a gordura e o açúcar! Eu cozinho o que gosto, com a excepção do chocolate, e não estou preocupado com esses assuntos. Quando saio da mesa gosto de ficar satisfeito e que quem me acompanha à mesa partilhe a mesma satisfação.
Espero que gostem e desfrutem!
Bom apetite!

5 comentários:

  1. Vamos lá, então. Vou estar aqui batidinha. Adoro as tuas receitas e a tua comida e gosto dessa tua atitude de cozinhar o que gostas. Afinal de contas um artista não cria o que não gosta. Parabéns e força.

    ResponderEliminar
  2. O teu prazer em cozinhar transparece no carinho e cuidado com que fazes cada prato, cada doce, cada sabor. Por mim, cá estarei, ao teu lado. Vou tentar que não e faltem os ingredientes e dar o meu melhor na ajuda da apresentação do resultado final (porque os olhos comem mesmo muito!). E espero que tenhas muitos dias de neura...já sabemos o resultado! Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Posso não ser a fã nº 1, porque a Isabel já tem esse lugar, mas preparo já o "clube de Fãs" da "Cozinha do Marco"... go for it.... ficamos ansiosamente à espera das maravilhosas e carinhosas receitas que preparas. Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, acabei de ver o link para o blog (a passear pelo facebook, viajando pela minha escola primária...) e resolvi espreitar! E parece que já estão aqui muuuuuuuuuuuuuitas receitas, e como no meu, também são todas para "fugir da balança" e ter cuidado com a boca. Acontece que as que eu publiquei são todas feitas DE COR, algumas até criadas devido à hora tardia e porque era preciso ser-se criativo com o pouco que havia em casa (às vezes havia alguma coisa do almoço, ou pão prestes a ficar pedra, a não ser que se torrasse, e eu nunca fui adepta do chazinho com torradas-aliás, o meu pai só gostava, e gosta, de chá preto e era só isso que se comprava, coisa de que eu não consigo gostar) e por isso tive que puxar muitas vezes pelo miolo, após HORAS a ouvir professores chatos e com a barriga a dar horas, porque ter aulas à noite e ainda para mais na faculdade é uma verdadeira TORTURA!
    Assim sendo, quando havia furos (o que era raro, porque houve um professor que mesmo doente esforçava-se por não faltar) lá conseguia trincar um folhado e beber um compal... e depois em casa "desengordurava-me" com dois copos de água seguidos, porque aquilo dava-me sempre uma sede horrível! Se por acaso tinha de esperar até às 11, ou 10 e meia (havia dias que tinha a sorte de sair mais cedo ainda), lá punha a imaginação a funcionar... E fazia as minhas tostinhas com queijo e presunto (POUCO!), que a minha mãe muitas vezes também gostava de provar (e aprovar!), ou se ainda não era tarde, espreitava para o frigorífico e armava-me em Filipa Vacondeus...
    Quanto a situações em que o caso era mesmo cozinhar do zero, isso surgia sempre à hora de almoço, em épocas de almoços familiares, fossem elas festivas ou não. Comecei pelas dicas ("E se fizeres assim"? - e ficava sempre melhor), até passar a fazer uma parte, que a minha mãe fazia outra! Agora, há dois anos é ela que me diz, "faço assim do modo que tu me disseste para fazer" (apercebeu-se que ficava melhor e já adoptou algumas dicas, incluindo substituir o sal por mais ervas aromáticas ou limão).
    Se quiser dar uma espreitadela ao meu blog, veja a parte de "coisas boas na cozinha" em www.plurifacetada.webnode.com.pt. Infelizmente não tenho actualizado há algum tempo, porque creio que alguma "alma caridosa" me apaga as receitas de vez em quando. Já apanhei um flagrante assim, em relação à parte "molhos" (tinha lá publicado um e depois desapareceu). Mas verá que todas as receitas além de MUITO FÁCEIS DE FAZER, são também DELICIOSAS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras.
      Espero que tenha gostado do que publiquei e goste do que ainda está por publicar.
      Pela minha parte vou ver o seu blog com atenção e esperar que o volte a actualizar com mais ideias e receitas. Não desista!
      Marco

      Eliminar