quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FARFALLE COM CARNES FRIAS

A visita do Fábio lá a casa, na passada 3ª feira, deu direito a cozinhar uma das comidas que me acompanha desde miúdo. Creio que a minha mãe e a minha tia começaram a cozinhar isto muitas vezes por causa da tendência para exagerar que o meu tio Mário tinha, e continua a ter, quando vai fazer compras. De uma vez só é capaz de comprar 1/2 k de fiambre, 2 salpicões, várias variedades de paio, chourição, mortadela... e quando vai comprar fruta faz o mesmo... traz o pomar para casa!!
O certo é que à custa de tantas vezes comer isto, quando tentei conquistar a Isabel pela barriga foi isto que cozinhei... e parece que deu resultado! Continuámos juntos desde então e sem perspectivas de mudar! Espero eu! FARFALLE COM CARNES FRIAS

Ingredientes
• 400 g de farfalle
• 2 cebolas médias
• 2 dentes de alho
• 1 folha de louro
• 1 lata de tomate pelado
• 400 g de carnes frias ( fiambre, bacon, mortadela, paio, chourição, etc.)
• 1 lata de cogumelos
• umas tiras de pimento
• 100 g de queijo amarelo
• vinho branco, sal, azeite, piripiri e pimenta q.b.

Preparação
Picar a cebola e o alho grosseiramente para um tacho largo. Juntar o tomate, a folha de louro e regar com azeite generosamente. Ligar o lume e deixar refogar lentamente até que o tomate se vá desfazendo, acrescentando sempre que necessário um pouco de vinho branco. Juntar o pimento, as carnes frias e os cogumelos. Acrescentar os temperos a gosto. Deixar cozinhar em lume brando, notando que este preparado deve ficar com bastante molho.
Entretanto coze-se a massa em água abundante com sal. Depois de cozida passar a massa por água corrente quente para tirar a goma. Escorrer muito bem a massa.
Quando o preparado estiver bem cozinhado, juntar a massa e envolver muito bem.
Juntar o queijo e voltar a envolver muito bem. Deixar o queijo derreter durante ½ minutos, retirar do lume e servir.

Neste dia e como ainda tinha no frigorifico um frasco com umas quantas salsichas de cocktail também as acrescentei às carnes frias. Raramente faço isto com os mesmos ingredientes. Quando vou comprar os ingredientes logo vejo o que está com melhor "ar" e o que me apetece comer!

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Receita deliciosa! E foi com esta receita que o Marco me presenteou no nosso primeiro jantar a dois, em casa da tia Teresa...
    Sempre que fazemos esta receita lembro-me desse jantar, e deu mesmo resultado. Eu tembém não quero mudar (mesmo que o Marco não cozinhasse nada de jeito!).

    ResponderEliminar
  2. Que bonito é o amor....

    Marco: agora fizeste-me lembrar o Artur. Uma vez a Dina pediu-lhe para ele ir buscar um bocado de fiambre para o lanche (eram só os dois ainda) ele chegou ao sr. da confeitaria que havia abaixo da vilhena e pediu um bocado de fiambre...perguntou-lhe o sr. - Quanto? Diz o Artur: Sei la prá aí 1 kg...realmente o sujeito olhou para mim com uma cara esquisita (diz o Artur) e depois ainda lhe disse: corte FININHO!

    eh. eh.
    Ara

    ResponderEliminar