terça-feira, 9 de outubro de 2012

TORTELLINI COM BACON

Aqui há umas semanas atrás, a Isabel, por motivos profissionais, teve de se deslocar a Itália. Eu, como qualquer adulto que se preze, fiz o meu papel e disse-lhe que tinha de me trazer prendas. Ela, como já sabe do que é que a casa gasta, decidiu trazer-me embalagens de massa. E também uma garrafita de Limoncello… mas isso é outra conversa e mete sangria ao barulho!! Voltando às massas… ontem foi dia de experimentar uns Tortellini recheados com abóbora e outros recheados com carne. Decididamente, estas massas, que ela me tem trazido das vezes que tem ido a Itália, são incomparavelmente melhores do que as que se compram por aqui!

Ingredientes
·        500 g de Tortellini recheado
·        1 cebola grande
·        2 dentes de alho
·        100 g de bacon
·        4 fatias de fiambre
·        1 pacote pequeno de polpa de tomate
·        1 pacote de natas
·        Sal, pimenta, orégãos e azeite q.b.

Preparação
Coza os Tortellini em água abundante com sal. Quando cozidos, escorra-os e reserve uma pequena caneca com água da cozedura.
Numa frigideira grande ou num tacho junte o azeite, a cebola picada e os alhos picados. Quando a cebola ficar translúcida junte o bacon cortado às tirinhas e o fiambre cortado aos pedaços. Deixe cozinhar um pouco. Acrescente a polpa de tomate e deixe cozinhar uns minutos refrescando com um pouco de vinho branco sempre que necessário. Acrescente os Tortellini, envolva bem e tempere com sal e pimenta. Acrescente as natas e envolva. Deixe cozinhar. Se o molho estiver muito espesso pode juntar um pouco da água reservada. Sirva polvilhado com orégãos.  

Bom apetite!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

BOUEF BOURGUIGNON

Depois dos 2 primeiros dias de trabalho apôs férias estava novamente necessitado de ir para a cozinha. Decidi experimentar esta receita que encontrei num fantástico livro que me ofereceram há uns tempos atrás. Chama-se “MasterChef Kitchen Bible” e tem receitas, dicas e muitas explicações sobre os mais diversos alimentos. Gostei mesmo muito… do livro e do prato que preparei!
Ingredientes
• 175 g de bacon
• 900 g de carne de vaca cortada em cubos
• 12 chalotas pequenas
• 1 colher de sopa da farinha
• 300 ml de vinho tinto
• 300 ml de caldo de carne
• 115 g de cogumelos
• 1 folha de louro
• 1 colher de chá de Ervas de Provence
• Sal, pimenta preta e azeite q.b.
• 4 colheres de sopa de salsa picada

Preparação
Corte o bacon em tirinhas e frite-o bem num tacho. Reserve. Se necessário junte um pouco de azeite e no mesmo tacho frite os pedaços de carne, em lume bem forte, até ficarem bem lourinhos. Reserve junto dos pedaços de bacon. Aloure as chalotas na mesma gordura e reserve junto da carne e do bacon.

Em lume brando, polvilhe a gordura com a farinha e misture bem. Acrescente lentamente o vinho e o caldo de carne para criarmos um molho grosso e envolvente. Acrescente o bacon, a carne e as chalotas reservadas, os cogumelos e tempere com o sal, a pimenta, a folha de louro e as Ervas de Provence. Deixe cozinhar, em lume médio, o tempo suficiente para a carne ficar tenrinha.

Polvilhe com salsa picada e sirva com um bom puré de batata.

Bom Apetite!

domingo, 8 de julho de 2012

SEMIFRIO COM PALITOS LA REINE E CREME DE OVOS

Depois de uma longa ausência volto hoje com uma sobremesa.
Os últimos tempos têm sido, felizmente, muito preenchidos em termos
profissionais e pessoais e por isso mesmo, não tenho tido o tempo suficiente
para fazer receitas novas nem para partilhar outras receitas menos novas. Mas
hoje decidi fazer uma pausa nos estudos e descontrair um bocado… fui para a
cozinha! Aproveitei um creme de ovos que já estava feito e fiz um semifrio que
estava pendente de experimentação! Eis o resultado!
Ingredientes
  • 1 pacote de palitos La Reine
  • 2 pacotes de natas
  • 1 lata de leite condensado
  • 6 folhas de gelatina
  • café q.b.
para o creme de ovos
  • 4 gemas
  • 100 g de açúcar
  • 1 dl de água
Preparação
Ponha as folhas de gelatina a demolhar numa tigela com água fria. Numa taça bata muito bem os 2 pacotes de natas. Acrescente a lata de leite condensado e volte a bater para envolver bem. Escorra as folhas de gelatina, derreta-as no micro-ondas ou em banho-maria e misture bem no preparado anterior. Reserve.
Comece a molhar os palitos no café e disponha-os numa forma de aro. Verta metade do preparado. volte a fazer mais uma camada de palitos La Reine e por último verta a última camada do preparado. Leve ao frigorífico para solidificar.
Num tacho, junte as gemas, o açúcar e a água. Misture bem e leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, verta para uma tigela, mexa e deixe arrefecer.
Na hora de servir verta o creme de ovos por cima do semifrio.


Porque a Isabel não se dá muito bem com café, usei descafeinado. Da próxima vez que fizer esta receita em vez de levar ao frigorífico vou levar ao congelador e servir isto mais gelado. Mas isso é da próxima vez! Bom apetite!




domingo, 8 de abril de 2012

PÁSCOA FELIZ

A todos aqueles que fazem o favor de acompanhar as minhas publicações desejo uma Páscoa feliz e partilho convosco a minha mesa!BOA PÁSCOA!


FOLAR DA PÁSCOA

E porque hoje é Páscoa decidi fazer um Folar. Já andava há algum tempo com vontade de fazer esta receita que tirei de uma Teleculinária mas, por uma razão ou por outra, nunca se tinha proporcionado. Foi hoje.

Ingredientes
· 15 g de fermento de padeiro
· 2,5 dl de leite morno
· 3 colheres de sopa de açúcar
· 650 g de farinha
· 1 colher de café de sal fino
· 1 colher de café de erva-doce
· 1 colher de café de canela
· 2 ovos
· 100 g de margarina
· 4 ovos cozidos
· 1 ovo batido para pincelar
· margarina para untar

Preparação
Dissolva o fermento em 1 dl de leite e acrescente 100 g da farinha e 1 colher de açúcar. Mexa bem e deixe levedar 20 minutos.
Numa tigela verta a restante farinha e faça uma cavidade no meio. Nessa cavidade coloque o sal,o açúcar, a erva-doce, a canela, os ovos crus, o restante leite e a margarina. Mexa tudo muito bem. Acrescente a mistura de fermento que deixou levedar, misture e trabalhe bem a massa até se descolar da tigela.
Faça uma bola com a massa e deixe-a levedar num local quente até duplicar de volume. Volte então a trabalhar um pouco a massa, retire-lhe 8 pedacinhos e reserve-os. Molde a restante massa num círculo achatado e coloque-o num tabuleiro previamente untado com margarina, e disponha os ovos cozidos em cima da massa de maneira a ficarem seguros.
Molde 8 rolos com os pedacinhos de massa que reservou e cubra cada ovo com 2 rolos de maneira a fazer uma cruz sobre cada um dos ovos. Deixe levedar mais 40 minutos em ambiente quente.Pincele o folar com o ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40minutos. Retire do forno e sirva morno ou frio.




Com esta receita deu para fazer dois folares mais pequenos que o original mas com tamanho suficiente.

Bom apetite!




quinta-feira, 5 de abril de 2012

VIEIRAS GRATINADAS

Na passada 6º feira a Isabel mostrou vontade de comer marisco. Por hábito existe sempre uma caixita com umas gambas no congelador não vá dar-nos os apetites! Logo pela manhã tirei umas quantas do congelador para cozinhar à noite mas fiquei logo a pensar que era uma excelente oportunidade para cozinhar algo que nunca tinha experimentado e que à custa de tanto ver os programas do Gordon Ramsay andava mortinho por experimentar!! Cozinhar VIEIRAS! Assim, tirei do congelador umas vieiras congeladas que tinha comprado há umas semanas atrás e só ficava a faltar a maneira de as cozinhar. Foi fácil! Liguei ao meu compadre galego Guillermo e pedi-lhe para ele me ensinar a receita que comemos no baptizado do Sandro.VIEIRAS GRATINADAS


Ingredientes
• 4 vieiras
• 1 cebola média
• 50 g de bacon ou presunto em cubos
• 1 dente de alho
• sal, pimenta e vinho branco q.b.
• pão ralado para polvilhar
Preparação
As vieiras que eu comprei vinham nas conchas mas estavam perfeitamente limpas. Caso contrário é necessário lavá-las e limpá-las cuidadosamente.
Leve a cebola e o alho finamente picados a um tacho com um pequeno fio de azeite. Junte o bacon aos cubinhos e deixe apenas que a cebola fique transparente. Não abuse do azeite caso contrário vai ficar um pouco gorduroso demais.
Coloque as vieiras nas conchas e por cima verta a cebola. Tempere com sal e pimenta. Verta apenas uns pingos vinho branco por cima de cada vieira e, por fim, polvilhe com pão ralado.
Leve a forno pré-aquecido a 180ª durante 10 a 15 minutos.
Acompanhe com um belo vinho branco bem geladinho.
Bom apetite!

quarta-feira, 28 de março de 2012

COSTELETAS DE PORCO COM PRESUNTO E AZEITONAS

Hoje decidi preparar uma receita que já não fazia há muito tempo. Creio até que nunca tinha cozinhado isto para a Isabel. A primeira vez que fiz isto devia estar quase a sair da adolescência e foi também uma das primeiras receitas que cozinhei para muita gente – mais de 10 pessoas, na altura, parecia-me uma multidão para alimentar!!
É uma receita simples e óptima para dias frios mas a Isabel hoje decidiu que íamos comer costeletas e já que tenho de ver o Benfica na Liga dos Campeões ao menos que o jantar seja uma coisa boa!!

Ingredientes
-4 costeletas de porco
-2,5 dl de vinho branco seco
-100 g de presunto
-1 cebola média
-1 dente de alho
-16 azeitonas pretas
-300 g de tomates frescos (ou enlatados)
-1 folha de louro
-1 ramo de salsa
-1 ovo cozido
-sal, pimenta, azeite e farinha q.b.

Preparação
Tempere as costeletas com sal e pimenta e passe-as por farinha. Aqueça uma frigideira com azeite e frite as costeletas. Cerca de 3 minutos devem ser suficientes. Reserve as costeletas num local quente para não arrefecerem.
Corte o presunto em cubos. Descasque a cebola e corte em rodelas finas ou pique grosseiramente. Descasque e pique o alho. Num tacho com azeite refogue um pouco o presunto, a cebola e o alho, em lume médio. Parta as azeitonas ao meio e descaroce-as. Acrescente os tomates previamente pelados e cortados em pedaços, as azeitonas e a folha de louro. Tempere tudo com sal e pimenta. Tape o tacho e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhar mais um pouco, com o tacho destapado.
Coloque as costeletas no tacho juntamente com o molho (aproveitar todo o suco da carne) e a salsa picada. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 15 minutos em lume muito brando.
Coloque as costeletas de porco numa travessa. Regue com o molho. Pique o ovo cozido e disponha por cima. Sirva bem quente e acompanhe com uma massa cozida.

Bom apetite!

segunda-feira, 12 de março de 2012

BOLO DE CREPES RECHEADO COM MOUSSE DE CHOCOLATE E MOLHO DE FRUTOS VERMELHOS

Na semana passada levei um “docinho” para o trabalho para partilhar com as/os colegas. No meu aniversário, por qualquer razão que já não me lembro, não levei nada para o escritório para festejar. Estava por isso em dívida! Depois de consultar a minha colega Ângela, especialista em doces - mais propriamente a comer doces -, sobre o que lhe apetecia, ela decidiu-se por um Bolo de Crepes. A única dificuldade foi alterar a minha ideia inicial: Bolo de Crepes recheado com Creme de Ovos e Chantilly. Como a Mariana, a outra colega aqui do dept., não aprecia Chantilly, decidi-me por Bolo de Crepes recheado com Mousse de Chocolate e Molho de Frutos Vermelhos. Não houve queixas e também não sobrou!!Ingredientes
Para a massa dos crepes
· 6 ovos
· 200 g de farinha
· 80 g de açúcar
· 0.5 l leite
· 100 g de margarina
· 1 pitada de sal

· Mousse de chocolate
· Molho de frutos vermelhos

Preparação
Junte todos os ingredientes, excepto a margarina, num recipiente e com a ajuda da varinha mágica misture tudo. Derreta a margarina, verta no recipiente e volte a usar varinha mágica para envolver.
Faça os crepes a seu gosto. Eu não gosto deles nem muito finos nem muito grossos.
Num prato coloque os crepes um a um e vá barrando cada um deles com a mousse de chocolate. A cada 4 crepes pincele o crepe com o molho de frutos vermelhos e espalhe alguns frutos em vez da mousse. Decorem a gosto. Tanto fica bem com a mousse a cobrir o último crepe como a ver-se o último crepe só com uns frutos por cima. Levem ao frigorífico e sirvam fresco.


Bom Apetite!

segunda-feira, 5 de março de 2012

ESPARGUETE COM ATUM E NATAS

Hoje a Isabel avisou-me, logo pela manhã, que queria jantar massa e atum. Quando, ao início da tarde, ela me contou que tinha almoçado massa eu pensei que já tinha mudado de ideias quanto ao jantar… nada disso… continuava a querer o mesmo. Assim, ao final da tarde depois de sair do trabalho, e enquanto esperava que o Jumbo viesse trazer as compras cá a casa decidi fazer esta experiência. E não é que correu bem?! Mas também usando atum, massa, tomate e natas o que é que pode correr mal?!? Bem, na verdade estava com um pouco de receio de misturar isto tudo mas não tinha razão nenhuma no meu receio!!! “Tava mesmo bom!”
Ingredientes
• 4 tomates maduros
• 1 cebola média
• 2 dentes de alho
• 250 g de esparguete
• 4 latas de atum
• 2 dl natas
• azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação
Lave e escalde os tomates, retire-lhes a pele e as pevides e corte-os em cubos ou se quiser ser mais práctico faça como eu fiz e abra uma lata de tomate pelado e corte só os tomates em pedaços. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente.
Coza a esparguete em água abundante. Tempere com sal. Quando estiver cozida, escorra-a e regue com um fio de azeite.
Num tacho, aqueça o azeite e refogue a cebola até começar a ficar transparente. Junte os dentes de alho, deixe refogar mais um pouco e adicione o tomate. Escorra o atum, junte-o ao tacho, mexa e, quando começar a ferver acrescente as natas. Tempere de sal e pimenta. Mexa e deixe ferver novamente.
Sirva a esparguete com o atum por cima.
Desta vez, ainda acrescentei ao atum um pouco de salsa picada mas na receita original falavam em manjericão. Acredito que lhe desse um toque muito original.

Bom apetite!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PÃO-DE-LÓ COM SORVETE DE TANGERINA

Hoje não vos vou dar nenhuma receita com quantidades e medidas e essas coisas habituais. É só uma ideia que às vezes utilizo quando tenho algumas sobras de bolo.

Há umas semanas atrás, e aproveitando um resto ainda grande de pão-de-ló que tinha sobrado do Natal, decidi fazer a sobremesa para o almoço de Domingo em casa da minha mãe.
Primeiro forrei uma forma de bolo inglês com película aderente. Depois, parti o pão-de-ló em fatias e forrei a base e as paredes laterais da forma com as mesmas. O gelado que naquele dia ainda existia no nosso congelador era um sorvete de tangerina, que foi o que usei para rechear a forma. Por fim, cobri com mais fatias de pão-de-ló. Cobri com a película aderente e levei ao frigorifico até à hora de servir.
Uns minutos antes de servir desenformei a sobremesa para um prato. Bati claras em castelo e juntei açúcar até fazer um merengue firme. Cobri toda a sobremesa com o merengue.
Depois de todo coberto o ideal é verter uma boa dose de Rum por cima do merengue e flambeá-lo. Desta vez, e como havia pessoas que iam comer a sobremesa e não são dadas nem ao cheiro de bebidas alcoólicas, levei um maçarico e só bronzeei o merengue.


Existem 1001 combinações possiveis para se fazer esta sobremesa... um bolo de chocolate com gelado de morango ou frutos silvestres, um bolo de laranja com gelado de chocolate, um bolo de café com gelado de Rum com passas, um bolo de coco com gelado de ananás... até já estou a ficar com fome!!! Experimentem!!


Bom Apetite!




terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LOMBOS DE PESCADA GRATINADOS COM ESPARGOS E GAMBAS

Na passada 6ª feira estava com uma vontade danada de cozinhar e depois das festas, do bacalhau, do peru, do bolo-rei, das rabanadas e de todas as outras iguarias que durante uns dias foram povoando a mesa cá de casa e as outras mesas que vou frequentando, resolvi voltar à cozinha para preparar uma receita nova que vi algures na internet. É uma receita muito simples e que ficou mesmo saborosa. Com algumas adaptações ficou assim!



Ingredientes
· 4 lombos de pescada
· gambas descascadas a gosto
· espargos verdes
· 1 cebola média
· 500 ml de molho bechamel
· 2 colheres de sopa de creme de marisco
· sumo de 1 limão
· sal e pimenta q.b.

Preparação
Com antecedência, tempere o peixe com sal, pimenta e o sumo de limão e reserve.
Num pirex, coloque a cebola cortada em cubos pequenos e os espargos cortados em pedaços. Por cima colocar os lombos e as gambas e reservar.
Misture o molho bechamel com as 2 colheres de creme de marisco e verta por cima do peixe e das gambas.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 30/40 minutos. Deixe que fique douradinho por cima. Sirva com um belo arroz branco.Na receita que eu vi também se juntava courgete à cebola e aos espargos… como não tinha, não usei. Desta vez usei uns espargos em frasco que tinha na despensa. Da próxima vou ter de usar espargos frescos. O sabor é diferente e a textura também. Eu usei pescada, na receita original usavam perca… acho que desde que seja um peixe branco de qualidade vai ficar óptimo!


Bom apetite!