Esta semana andei hesitante entre 4 sobremesas que queria experimentar. A que experimentei primeiro, com maçãs assadas e natas, não ficou como eu esperava e como tal não fiquei sossegado enquanto não experimentei uma das outras hipóteses. Ontem decidi experimentar esta e achei que valia a pena partilhar o resultado e a receita. É uma sobremesa bastante invulgar. Gostei e irei repetir com algumas nuances.
Ingredientes
• 4 laranjas médias
• 2 colheres de sopa de mel
• 2 colheres de sopa de Cointreau ou Grand Marnier
• manteiga q.b.
• natas ou queijo fresco para servir
Preparação
Corte 4 quadrados de folha de alumínio suficientemente grandes para envolver as laranjas.
Pincele o centro de cada quadrado com bastante manteiga derretida.
Retire algum vidrado à casa das laranjas, para a decoração. Corte em juliana fina, escalde, seque com papel de cozinha e reserve.
Descasque as laranjas ao vivo, aparando o sumo para uma tigela. Corte as laranjas em rodelas grossas.
Volte a juntá-las e coloque cada uma num quadrado de folha de alumínio. Ajuste a folha de alumínio à laranja para a manter redonda, deixando a parte de cima aberta.
Misture o sumo de laranja reservado com o mel e licor escolhido e verta esta mistura sobre as laranjas. Junte uma noz de manteiga a cada laranja e feche o papelote.
Leve os papelotes ao forno bem forte durante 10 minutos, até estarem bem quentes.
Sirva com natas ou queijo fresco, enfeitado com a juliana de casca de laranja.
Da próxima vez que fizer esta receita vou cortar um pouco no mel (usei mel caseiro que me parece sempre muito mais forte do que o de compra) e acrescentar um pouco de açúcar às natas.
Bom Apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário