quinta-feira, 31 de março de 2011

JESUÍTAS

Ora aqui vai um docinho bom para acompanhar um chá no domingo à tarde ou, melhor ainda, para comer sempre que nos apetecer e sem beber chá nenhum. É um dos meus pastéis favoritos, é originário de Santo Tirso - tal como alguns ilustres amigos -, é fácil de fazer e é tremendamente bom!!
Ingredientes
• 1 embalagem de massa folhada de compra
• 2 ovos
• 6 colheres de sopa de açúcar
• Canela em pó q.b.

Preparação
Estenda a massa folhada e corte-a a meio.
Bata as gemas com metade do açúcar e, com este preparado, barre 1 das metades da massa folhada. De seguida, cubra com a outra metade.
Corte a massa folhada no formato dos Jesuítas, em rectângulos, em triângulos ou da forma que preferirem.
Bata as claras em castelo e adicione o restante açúcar e canela q.b., sem parar de bater, até obter um preparado pouco espesso. Barre os jesuítas com este creme.
Separe-os e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve-os ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até estarem ao vosso gosto.













Bom apetite!

terça-feira, 29 de março de 2011

BOLO PUDIM


Hoje está um dia triste. O tempo não ajuda e as noticias também não. Para ver se nos animo um pouco vou partilhar a receita de um doce! Quando me deram esta receita eu não acreditei que isto fosse sair muito bem! Mas na verdade, nunca me saiu mal. É um bolo original e mesmo muito bom!

Ingredientes

para o pudim:

  • 5 ovos

  • 200g de açúcar

  • 1 lata de leite condensado

  • leite (usar a lata de leite condensado como medida)


    • para o bolo:

    • 5 ovos

    • 250 g de açúcar

    • 150 g de farinha


      • Preparação:

        Barra-se bem uma forma de chaminé (24 cm de diâmetro) com caramelo. Batem-se os ovos muito bem, juntam-se o açúcar, o leite condensado e o leite e verte-se esta mistura no fundo de forma caramelizada. Batem-se então as claras em castelo bem firme e incorpora-se o açúcar continuando a bater. Depois, já sem bater, misturam-se as gemas e por fim a farinha. Verte-se esta massa sobre o preparado para o pudim. Leva-se a cozer em forno quente, pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria (coloca-se a forma que tem as massas dentro de outra maior, contendo água fervente, mas que só chegue a 2/3 da forma). Coze cerca de uma hora e vinte minutos. Verifica-se a cozedura e desenforma-se cuidadosamente no prato em que se vai servir.
        Bom Apetite!

        terça-feira, 22 de março de 2011

        BIFES ENROLADOS

        Estava eu no Domingo à noite no Estádio do Dragão a ver a bola quando toca o telemóvel. Era a Isabel. E por isso atendi... podia ser uma urgência!!! E era... queria saber se na 2ª feira eu podia fazer Bifes Enrolados e que o acompanhamento tinha de ser puré. Eu concordei e ela começou logo a ajudar... tirou os bifes do congelador.Esta receita é mais uma das que me acompanha desde miúdo. Ao longo dos anos a minha mãe e a minha tia foram experimentando vários recheios mas os que vingaram são estes com os ovos e uns outros recheados com cenoura e fiambre. Para ficar mesmo boa esta receita não é muito saudável... o refogado tem de ser forte, leva muitos ovos... mas é boa que se farta!!! Experimentem e não se arrependem!

        Ingredientes:
        • 2 bifes grandes para enrolar e estufar
        • 6 ovos
        • 2 cebolas médias
        • 2 dentes de alho
        • 2 cenouras
        • vinho branco q.b.
        • azeite q.b.
        • sal, pimenta e molho Inglês q.b.

        Preparação:
        Coza os ovos.
        Estenda os bifes e disponha 3 ovos em cada um. Enrole bem e prenda com palitos ou com fio e reserve.
        Pique a cebola e os alhos para um tacho largo. Acrescente azeite generosamente. Faça um refogado generoso e “puxadinho”. A ideia, pelo menos a minha ideia, é que fiquem uns bifes e um molho escurinhos!
        Junte os bifes e tempere. Acrescente as cenouras, cortadas como mais gostarem. Deixe estufar, em lume brando, acrescentando um pouco de vinho sempre que necessário.
        Corte os bifes em rodelas e sirva com o molho. O acompanhamento tanto pode ser um arroz branco como batatas fritas ou puré.
        Bom Apetite!

        quinta-feira, 17 de março de 2011

        PEITOS DE FRANGO NA CATAPLANA

        Esta semana apeteceu-me comer frango. Calhou ser no dia em que os meus sogros, João e Maria de Lourdes, fizeram 42 anos de casados, uma vida inteira!! Assim, cumprindo o meu papel de genro exemplar convidei-os para vir jantar cá a casa. Vai daí, fui procurar uma receita que ainda não tivesse experimentado. E encontrei uma que andava há muito tempo a pensar fazer. Faltava uma coisa... a cataplana. Fiz num tacho e não o abri durante o tempo da receita. Enquanto a Isabel não me oferecer uma cataplana vou ter de fazer sempre assim... mas não é igual! Ingredientes
        4 peitos de frango
        2 cebolas médias
        2 tomates maduros
        4 fatias de presunto finas
        05 dl de vinho branco
        1/2 cálice de aguardente velha
        1/2 cálice de vinho do Porto seco
        100 g de cogumelos frescos cortados ao meio
        pimenta branca moída na altura q.b.
        flor de sal q.b.
        1/2 colher de café de oregãos
        manteiga q.b.
        azeite q.b.

        Preparação
        Unte a cataplana com manteiga, de maneira que fique com uma pequena camada em toda ela.
        Descasque as cebolas, pele os tomates e corte tudo às rodelas finas que se põem no fundo da cataplana, primeiro a cebola e, depois, o tomate.
        Entretanto, leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e, quando bem quente, coram-se nela os peitos de frango temperados de sal, pimenta e sumo de limão.
        Ponha os peitos de frango na cataplana e sobre eles, as fatias de presunto, o vinho do Porto e o branco, bem como os cogumelos, a aguardente velha e os oregãos.
        Feche a cataplana e leve a cozer em lume brando, durante 25 minutos.
        Sirva acompanhado com batatas fritas e legumes cozidos. Como podem comprovar pelas fotos o acompanhamento não foi nem batatas nem legumes, foi um belo Arroz de Grão de Bico.

        Bom apetite!

        segunda-feira, 14 de março de 2011

        TAÇAS FOLHADAS DE CHOCOLATE E PÊRA

        Este fim-de-semana tivemos a visita de uns grandes e especiais amigos radicados em Vigo - a Fernanda, o Guillermo e o nosso mais recente afilhado Sandro. Claro está que decidi presenteá-los com uma receita nova.
        Sendo que a Fernanda só exigiu que fosse um doce, quando eu lhe sugeri que fosse algo com chocolate, ela concordou imediatamente com um: hhhuuuuummm! Só faltava a Isabel escolher uma receita que lhe apetecesse experimentar. O resultado foi o que se segue.

        Ingredientes
        • 40 g de açúcar
        • 60 g de margarina
        • 3 ovos
        • 100 g de chocolate negro
        • 2 dl de natas
        • 50 g de farinha
        • 1 colher de chá de fermento em pó
        • 10 quadrados de massa folhada
        • 5 pêras pequenas em calda
        • açúcar em pó

        Preparação
        Pré-aqueça o forno a 220ºC.
        Junte o açúcar e a margarina numa taça e bata com a batedeira até obter um creme.
        Junte os ovos, um a um, misturando com uma vara de arames.
        Parta o chocolate em bocados, junte-lhe as natas e leve ao microondas na potência máxima durante 1 minuto. Mexa bem com a vara de arames até derreter completamente o chocolate.
        Junte a mistura de chocolate ao creme preparado e mexa bem. Adicione a farinha misturada com o fermento e mexa até incorporar.
        Forre 10 taças de louça que possam ir ao forno com os quadrados de massa folhada.
        Distribua o creme de creme pelas taças e coloque ½ pêra no meio de cada uma.
        Coloque as taças num tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos.
        Sirva polvilhado com açúcar em pó.


        De acordo com a receita original, esta receita seria apenas para 6 taças mas a mim deu para fazer 10 taças grandes o suficiente para uma boa sobremesa. Não juntei o açucar em pó por achar completamente desnecessário.
        Depois da experiência no sábado em que deixei cozer durante 20 minutos (todos acharam que ficou um pouco seco), hoje experimentei deixar cozer somente 15 minutos e ficou fantástico. A parte do chocolate ficou quase com a consistência de um petit gateau. A pêra, a massa folhada estaladiça e o chocolate a espalhar-se por todo o prato... Soberbo!!
        Também me lembrei de substituir a pêra por pêssego, mas isso fica para outro dia!!
        Bom apetite!

        sexta-feira, 11 de março de 2011

        SEMIFRIO DE BOLACHA COM CREME DE OVOS

        Mais um docinho para o fim-de-semana! Creio que também vi esta receita na TeleCulinária mas não tenho bem a certeza. Em todo o caso, o que interessa verdadeiramente é que é simples de executar e igualmente simples de se comer! É mesmo bom!
        Ingredientes
        • 5 folhas de gelatina
        • 1 pacote de bolacha Maria
        • 1 lata de leite condensado
        • 3 dl de natas
        • 4 ovos
        • 100 g de açúcar
        • 1 dl de água
        • Óleo para untar

        Preparação
        Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Parta grosseiramente as bolachas. Unte com óleo uma forma de buraco.
        Deite o leite condensado numa tigela. Depois de derreter as folhas de gelatina (nunca as deixe ferver pois perdem a capacidade de gelatinar), junte-as ao leite condensado batendo sempre.
        Bata as natas em chantilly bem firme e à parte bata as claras em castelo. Junte as natas ao leite condensado batendo sempre. De seguida, envolva as claras com muito cuidado. Por fim, adicione as bolachas, envolva bem, verta para a forma e leve ao frigorífico até solidificar.
        Num tacho, junte as gemas, o açúcar e a água. Misture bem e leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, verta para uma tigela, mexa e deixe arrefecer.
        Sirva o semifrio coberto com o creme de ovos e polvilhado com umas bolachas desfeitas.
        Bom apetite!

        domingo, 6 de março de 2011

        BOLA DE CARNE

        Esta é a bola de carne que se faz cá em casa. É esta a receita que a minha mãezinha me deu e resulta sempre bem. Mas a receita que a minha mãezinha me deu, era medida em chávenas almoçadeiras e como ao longo dos anos, mesmo quando explicava o que eram chávenas almoçadeiras, houve sempre quem dissesse que a receita não resultava bem porque a massa não era suficiente (confundiam chávenas almoçadeiras com chávenas de chá), resolvi medir tudo e apresento a receita em gramas e mililitros.
        Hoje como não havia bola na tv resolvi cozinhar o nosso lanche. Comemos uma parte e congelámos mais umas quantas partes que hão-de ser o nosso lanche em próximos Domingos ou entradas antes do jantar.

        Ingredientes
        • 6 ovos
        • 600 g de farinha
        • 1 colher de chá de fermento
        • 450 ml de leite
        • 340 ml de azeite
        • sal e piripiri q.b.
        • 8 fatias de fiambre
        • 20 tiras de bacon
        • 20 rodelas de chourição

        Preparação
        Juntar todos os ingredientes e bater muito bem.
        Forrar o tabuleiro de forno com papel vegetal. Dividir a massa ao meio e cobrir o fundo do tabuleiro com a mesma. Cobrir com as carnes frias. Por fim, cobrir com a metade restante da massa.
        Levar a forno pré-aquecido a 200ºC durante 40 minutos.
        Para esta receita uso sempre o tabuleiro do forno de forma a que a bola fique grande mas baixinha.
        Bom apetite!

        quinta-feira, 3 de março de 2011

        GAMBAS NO FORNO

        A origem desta receita é a minha origem. Os meus pais aprenderam a cozinhar as gambas desta forma em Moçambique, a minha terra natal. Quando viemos "retornados" para Portugal, os meus tios, até aí algo renitentes a comerem marisco, rapidamente se renderam ao tempero com toque africano trazido pela minha mãe! Experimentem e também se vão render...

        Ingredientes
        • gambas
        • alhos
        • vinho branco
        • whisky
        • azeite
        • mostarda
        • piri-piri
        • sal
        • margarina ou manteiga
        • limão

        Preparação
        Disponham as gambas num tabuleiro para levar ao forno.
        Temperem os “bichos” com os alhos picados e os restantes ingredientes. Por cima espalhem umas nozes de margarina. Tenham especial cuidado com o sal para não ficar muito salgado.
        Levem ao forno, pré-aquecido, durante +/- 15 minutos. Quando estiverem prontos espremam o sumo de ½ limão por cima dos “bichos”.
        Eu gosto sempre que fique com muito molho para depois poder dar uso ao pão que tenho na mesa. Normalmente abuso no picante. E qualquer coisa fresca, excepto água, para acompanhar é fundamental!
        Bom apetite!