terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LOMBOS DE PESCADA GRATINADOS COM ESPARGOS E GAMBAS

Na passada 6ª feira estava com uma vontade danada de cozinhar e depois das festas, do bacalhau, do peru, do bolo-rei, das rabanadas e de todas as outras iguarias que durante uns dias foram povoando a mesa cá de casa e as outras mesas que vou frequentando, resolvi voltar à cozinha para preparar uma receita nova que vi algures na internet. É uma receita muito simples e que ficou mesmo saborosa. Com algumas adaptações ficou assim!



Ingredientes
· 4 lombos de pescada
· gambas descascadas a gosto
· espargos verdes
· 1 cebola média
· 500 ml de molho bechamel
· 2 colheres de sopa de creme de marisco
· sumo de 1 limão
· sal e pimenta q.b.

Preparação
Com antecedência, tempere o peixe com sal, pimenta e o sumo de limão e reserve.
Num pirex, coloque a cebola cortada em cubos pequenos e os espargos cortados em pedaços. Por cima colocar os lombos e as gambas e reservar.
Misture o molho bechamel com as 2 colheres de creme de marisco e verta por cima do peixe e das gambas.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 30/40 minutos. Deixe que fique douradinho por cima. Sirva com um belo arroz branco.Na receita que eu vi também se juntava courgete à cebola e aos espargos… como não tinha, não usei. Desta vez usei uns espargos em frasco que tinha na despensa. Da próxima vou ter de usar espargos frescos. O sabor é diferente e a textura também. Eu usei pescada, na receita original usavam perca… acho que desde que seja um peixe branco de qualidade vai ficar óptimo!


Bom apetite!