quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ARROZ DE PATO

Hoje nasceu mais uma prima, a Maria João! A mãe, a Bernardete, esteve em casa dos meus sogros durante uns dias mesmo antes de ser internada na maternidade. Como boa transmontana que é, achou que não podia aparecer simplesmente e gozar a companhia dos primos. Não… teve de trazer um verdadeiro cabaz com produtos lá da terra. Foi frango, foi batatas, foi fruta, foi legumes e foram também 2 patos! A minha sogra muito preocupada confessou à Isabel que não sabia o que fazer com os patos, nunca tinha cozinhado pato. Eu também não, mas ofereci-me logo para fazer um dos pratos que andavam pendentes. Arroz de Pato! Fui a casa dos meus sogros na 6ª feira à noite jantar e preparei um dos patos para confeccionar o Arroz no dia seguinte. No sábado, vieram cá a casa os meus sogros e a Bernardete almoçar e assim a Maria João comeu, pela primeira vez, Arroz de Pato, ainda na barriga da mãe. Estou convencido de que gostou!!Ingredientes
• 1 pato médio
• 1/2 cabeça de alhos
• 2 chouriços de colorau
• arroz
• 1 cebola média
• 1 folha de louro
• queijo flamengo ralado
• sal, pimenta e azeite q.b.
• 1 ramo de salsa

Preparação
Depois de arranjado o pato coloque-o num tacho grande com o peito virado para baixo. Acrescente azeite, sal e os alhos picados grosseiramente. Leve ao lume durante cerca de 45 minutos e vá virando-o para que o pato fique bem dourado por todos os lados. Não se assustem se vos parecer que o pato está a ficar escurinho… é essa a intenção! Cubram o pato com água quente, acrescentem os chouriços inteiros e deixem cozer durante cerca de 30 minutos.
Desfie o pato, corte um dos chouriços em pedaços e reserve. Coloque a pele e os ossos novamente na água e deixe ferver durante cerca de 1 hora. Coe a água e reserve no frio. Quando o liquido estiver frio vai ficar com uma camada gordurosa na parte de cima – banha - que vai servir para fazer o refogado do arroz. A água que fica por baixo servirá para cozer o arroz. O tom mais escuro da água é que irá dar a cor ao arroz.
Prepare então um refogado com a cebola e a banha. Junte o arroz e frite. Acrescente a água na proporção de 1 medida de arroz para 1.75 medida de água. Junte o ramo de salsa, a folha de louro e tempere com sal e pimenta a gosto. Assim que ferver, reduza o lume e deixe cozinhar.
Numa travessa espalhe o arroz, o chouriço cortado em pedaços e o pato por camadas. Cubra com o outro chouriço cortado em rodelas e polvilhe com o queijo. Leve ao forno, pré-aquecido, para gratinar.
Esta é uma receita simples mas é de execução demorada. O ideal é preparar o pato no dia anterior ao que se quer fazer o arroz.

Bom apetite!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BOLO DE MASSA FILO COM CREME

Aqui há umas semanas fui “convidado” por uma amiga para fazer o Pudim Branco porque ela andava com muita vontade de o voltar a comer. Assim, na primeira oportunidade que tive convidei a malta toda para vir cá a casa comer a sobremesa. Mas depois de fazer o pudim comecei a achar que apresentar só o pudim não era suficiente… vai daí decidi fazer este bolo que já andava com vontade de experimentar há muito tempo! Ainda por cima ia haver muita gente para provar e dar opinião. Passou no teste e vou repetir com algumas alterações… só para ver se fica ainda melhor!!Ingredientes:
75 dl de leite
110 g de açúcar
110 g de farinha
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 pau de canela
raspa de 1 limão
40 g de manteiga/margarina
4 ovos batidos
1 embalagem de massa filo
manteiga/margarina derretida q.b.


Preparação:
Num tacho, junte a baunilha, o pau de canela, a raspa de limão, o açúcar, a farinha e o leite. Em lume médio, deixe engrossar mexendo constantemente. Retire do lume e adicione a manteiga em pedaços. Mexa até que esta derreta e retire o pau de canela. Depois de arrefecer durante +/- 15 minutos, junte aos poucos e mexendo sempre os ovos batidos. Reserve.
Entretanto, separe as folhas de massa filo em duas partes iguais, e vá separando as folhas uma a uma, pincelando com manteiga derretida e sobrepondo-as. Com uma das partes das folhas de massa filo, forre o fundo de um tabuleiro previamente untado com manteiga e forrado a papel vegetal. Coloque o creme por cima e cubra com a outra parte das folhas de massa filo. Pincele também esta última com manteiga.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante +/- 45 minutos ou até que as folhas de massa filo ganhem uma bonita cor dourada. Deixe arrefecer antes de desenformar.Da próxima vez vou experimentar isto mas com a minha receita de leite-creme. Deve ficar bom! Ao trabalhar com a massa filo também me ocorreu que era capaz de ficar engraçado cortar as folhas em tamanho mais pequeno e recheá-las com creme de ovos!! Huummm!!
Uma pequena nota para vos alertar quando trabalharem com a massa filo. É uma massa bastante delicada e só a devem retirar do frio quando o creme já estiver pronto, caso contrário é provável que com o calor da cozinha as folhas se comecem a colar umas às outras e se rasguem quando as quiserem separar para pincelar com a manteiga.

Bom Apetite!